Setembro de 2005
Iniciam-se os estudos da viabilidade no campo analítico do Projeto Playground da Longevidade com a participação efetiva do Professor Doutor Sebastião Gobbi e seus Mestrandos do LAFE a fim de avaliarem a criação e o desenvolvimento técnico de cada aparelho que hoje faz parte do Playground da Longevidade.
Todos os aparelhos foram exaustivamente discutidos e avaliados antes da fabricação, e principalmente, por serem destinados ao público da Terceira Idade, seus cuidados foram redobrados.
Em hipótese alguma se tentou criar uma “Academia” voltada para a Terceira Idade. Por academia entende-se a criação de uma área técnica com aparelhos de exigência maior nos exercícios e por consequência, exige acompanhamento de monitores com expertise em educação física, sempre presentes.
Um Playground deveria ser um local lúdico, onde o nosso público pudesse frequentar somente com a preocupação de praticar exercícios leves e moderados e poder também ser motivado a buscar novos horizontes de sociabilidade.
Maio de 2006
Após a definição das características técnicas de cada aparelho em de sua fabricação, o conjunto de doze aparelhos foi instalado ao ar livre na área destinada ao lazer e a prática de exercícios para darem início à realização de testes práticos com uma amostra de 19 pessoas com média de idade de 61 anos.
Agosto de 2006
Após dois meses e meio de pratica de exercícios com este grupo de pessoas idosas, o LAFE concluiu que, mesmo com pouco tempo, mas com regularidade, o grupo participante pode sentir melhoras significativas em suas atividades diárias com mais mobilidade e principalmente um aumento, facilmente perceptível, em sua capacidade funcional.
Setembro de 2006
Foi instalado o primeiro Playground da Longevidade em São Caetano do Sul, e graças ao denodo e dedicação desta equipe do Professor Sebastião Gobbi, pudemos oferecer ao público da Terceira Idade um local de descontração e de integração social, já que a freqüência constante permite também, além da melhoria física, a reintegração do idoso na sociedade ativa.